Ano Turístico – Turismo Nacional continua atravessar uma tendência de crescimento

A Região de Turismo Verde Minho (RTVM) regozija-se com as estimativas oficializadas pelo governo, segundo as quais, o turismo nacional continua a atravessar uma tendência de crescimento que se persistir, em 2015 a actividade turística será responsável por Prevê-se que haja um crescimento do número de turistas para mais de 20 milhões, nas receitas directas para 15 mil milhões de euros e no peso da economia para 15 por cento. A RTVM encara estes dados com expectativas acrescidas dado que a Organização Mundial de Turismo continua a destacar o surgimento de um turismo diferente mais vocacionado para um turista informado e esclarecido que valoriza cada vez mais produtos diversificados, assentes em pressupostos competitivos como a autenticidade das ofertas turísticas ligadas ao património cultural e ambiental.

Portugal e concretamente o Minho, podem e devem assumir neste contexto um protagonismo assinalável em função do legado histórico e cultural secular e mercê da qualidade ambiental de autênticos refúgios naturais que temos no nosso país e particularmente na nossa região.

A RTVM apela contudo aos agentes turísticos para a realização de uma auto – critica em relação à tarefa obrigatória e vital que consiste em melhorar a qualidade dos serviços prestados, provavelmente um calcanhar de Aquiles do turismo português. A RTVM sublinha que o Turismo, sendo uma actividade transversal e compósita, é uma realidade que diz respeito a toda a sociedade, afectando conceitos tão diversos, como a segurança, a saúde e as vias de comunicação, ou a hospitalidade da população, para além das ofertas turísticas propriamente ditas.

A RTVM entende em síntese que estando a região e mesmo o país, em função da especificidade das suas ofertas, na rota do sucesso da actividade turística mundial, torna-se cada vez mais decisivo apostar em conceitos como a diversificação das ofertas turísticas, a qualidade dos serviços prestados e a promoção e valorização das especificidades culturais e ambientais.

Fonte: Comunicado do Presidente da Região de Turismo Verde Minho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *